Blumenau recebe lançamento de obra sobre a indústria têxtil de SC

“Arte e técnica do vestuário em Santa Catarina” traz a história das indústrias do Estado maior produtor têxtil da América Latina

O que Blumenau tem a ver com a roupa que você veste? Mostrar a resposta dessa pergunta é a principal missão da obra “Arte e técnica do vestuário em Santa Catarina”. O livro mostra a moda além de como o senso comum a define: revela a ligação entre os artesãos, empreendedores e toda a cadeia produtiva da moda no Brasil, por meio de um rico aprofundamento histórico e imersão na história do maior produtor têxtil da América Latina, o Vale do Itajaí. O livro conta como Blumenau se tornou uma das primeiras produtoras têxtil do Brasil e será lançado na cidade no próximo dia 12.

Na publicação, o leitor é convidado a imergir na história de um segmento que há 130 anos faz de Santa Catarina o terceiro maior polo produtor e exportador da cadeia têxtil brasileira e que mudou a realidade de famílias e de como o país se veste.

Com dinamismo, dados, recursos fotográficos e ilustrações e caráter documental, a autora da obra, a jornalista Astrid Façanha, com anos de experiência em produção de conteúdo e profundo conhecimento em tendências, foi a campo e mergulhou na trajetória da indumentária de Santa Catarina. Ela traz à tona, em três capítulos, a relevância artística, cultural e social dessa indústria que mudou comportamento, valores e a economia do país.

E promete ao leitor surpresas assim como ela teve. “Eles vão descobrir que Santa Catarina mesmo atrás de São Paulo e Rio de Janeiro em termos de produção, é um grande produtor de toda a cadeia, do fio até a marca final, com grande exportação para todo o Brasil, diferente destes outros estados que produzem mais para seus próprios territórios por ter grandes mercados varejistas”, explica. “Também vão ler sobre um polo produtor que inspirou uma nova forma de vestir por meio da casualização, conforto, urbanidade e informações e que ainda traz uma bagagem histórica dos imigrantes que criaram esse setor ”.

Produção e distribuição

A obra, que recebeu incentivo fiscal cultural, terá dois mil exemplares distribuídos gratuitamente, sendo que 1.600 livros serão destinados para escolas públicas, bibliotecas, universidades, museus centros culturais. O livro também terá versões em “audiolivro”, para aumentar a acessibilidade, e online, por meio de um link para download gratuito.

Também terá outro diferencial, sendo o primeiro projeto cultural que usa Inteligência Artificial para promover seu conteúdo. Por meio da tecnologia Watson, da IBM, o conteúdo do livro será promovido com internautas que vão poder se conectar com as informações do livro de uma maneira singular através de respostas inteligentes e instantâneas.

Mais informações

Lançamento do livro “Arte do Vestuário”

Data: 12/04 (quarta-feira)

Horário: 19h00

Local: Auditório SENAI Blumenau- Rua São Paulo, 1147- Victor Konder

www.artedovestuario.com.br